NORMAL OU NOVO...? QUE ESCOLA QUEREMOS SER...?

Este mês propomos uma reflexão sobre NORMAL e NOVO. 

Já sabemos que a resposta é: vamos ter um NOVO NORMAL.  

E que isso nos tende a dar segurança, porque sendo NOVO (tanto receamos o que é novo...) pelo menos é NORMAL. E o que é normal parece sempre mais seguro, fiável, familiar e bom. Pode até ser NOVO, mas de preferência que seja NORMAL. E assim estamos. Vamos ter um NOVO NORMAL. 

Este mês, no Projeto IDEA, entre férias e feriado, como nada de tão simples nos satisfaz, resolvemos pensar. E ao terminar o mês, na aurora de novo ano, vamos incentivar todos a vir debater connosco.

O que será NORMAL que aconteça no próximo ano? Que expetativas temos... o que é previsível num quadro de imprevisibilidade? O que podemos (e devemos) antecipar...? O que podemos aprender com as experiências e propostas internacionais? Como nos podemos (e devemos) preparar? Como professores, como alunos, como pais? Como País...?

Estamos física e psicologicamente a cuidar de nós? A reunir armas e bagagens para a longa jornada que aí vem?

E o que podemos aprender com tudo isto...? Que oportunidades se abrem perante tamanhas dificuldades? O que já sabemos? O que podemos propor de NOVO...? O que é que no dia a dia da escola nos pode permitir lidar e encaixar tudo o que não conseguimos antecipar...? Como vamos lidar com as diferenças, as dificuldades, os sucessos e os insucessos? Vamos continuar a classificar, diagnosticar, reportar e dramatizar como sempre fizemos...? Vamos pensar apenas em recuperar o tempo perdido...? Recuperar três meses em três semanas...? Recuperar quem, como e o quê...?

Diferenciação Pedagógica, Monitorização, Trabalho de Projeto, Envolvimento Parental... Coisas novas que é tempo de normalizar. Normas e legislação já temos. Nada de NOVO. Falta apenas que seja NORMAL. 

Como fazer de tudo isto PONTE para uma NOVA ERA NA EDUCAÇÃO (NEE)...?

Comentários

POPULARES

NOVA Semana dos Materiais IDEA (último dia): Desafio com cartas "Bolota" e "Pequenos, Grandes Escritores" ("O Tarot")

AUTOESTIMA - entender, estimular, evoluir (Curso Prático - 2.ª Edição)