O Sapo no Fundo do Poço : Parte 1 - Escrever Bem é…
O Projeto Criativo consiste na promoção do desenvolvimento de competências autorregulatórias na escrita, dando uso a atividades de escrita criativa e trabalho colaborativo em sala de aula com o professor; simultaneamente contribuindo para o desenvolvimento das competências de escrita dos alunos e o desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do Ensino Básico.
No âmbito deste projeto foi desenvolvida a dissertação “O Sapo no Fundo do Poço: Perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo” centrada na análise das perceções dos alunos face à escrita, antes e depois da intervenção de cariz autorregulatória.
Questão
de investigação
De que forma alunos do 3º e 4º
anos do 1º Ciclo do Ensino Básico reportam as perceções face
à escrita, antes e depois de uma intervenção
focada na promoção de estratégias de autorregulação na escrita
?
Os alunos responderam a um inventário Pré e Pós
teste que lhes apresentava a pergunta de resposta aberta “Escrever bem é…”.
A partir das respostas obtidas de 31 turmas [7 escolas inseridas no programa Territórios
Educativos de Intervenção Prioritária; 1 turma bilingue (Língua Gestual
Portuguesa)], foi possível categorizá-las criando assim um quadro de perceções
face à escrita com as seguintes categorias.
Mapa das Perceções
Definição Operacional das Categorias
Criatividade
Respostas direcionadas para a
competência de criar ou trabalhar ideias originais.
É ter
imaginação;
Fazer o
texto com criatividade.
Aspetos Processuais
Aspetos referentes aos
processos da composição escrita.
a. Planeamento
Respostas
que se refiram à necessidade de ponderar previamente o ato da escrita
(…) e usar o QOQOC;
Saber planear.
b.
Monitorização
Respostas
que mencionem pensamento e questionamento durante o ato da escrita
Escrever com calma;
Escrever a pensar ao mesmo tempo.
c. Revisão
Respostas ligadas
ao ato de análise do texto após o ter terminado como forma de melhoramento
Reler;
Rever o texto.
Aspetos Funcionais
Aspetos que se refiram à
escrita como ferramenta para atingir um determinado objetivo.
a.
Expressão/Comunicação
Respostas
que se foquem na escrita como meio de expressão pessoal
Escrever bem é expressar as emoções;
Para que tudo se perceba.
b.
Aprendizagem/Evolução
Respostas que
percecionem a escrita como uma ferramenta para a evolução na aprendizagem da
própria escrita e/ou de outros conteúdos
Se não soubermos escrever não aprendemos;
Estudar, aprender as palavras, aprender as letras.
c. Desempenho
Escolar
Respostas
que associem a escrita a resultados académicos
Conseguir ter boas notas;
É ser um bom aluno.
Aspetos Mecânicos
Aspetos relacionados com
características formais da escrita 64
a.
Ortografia
Respostas
relativas a ter as palavras corretamente escritas
Fazer as palavras bem;
Não dar erros.
b. Caligrafia
Respostas
que se refiram ao grafismo como fator relevante da escrita
Ter uma boa letra que se perceba;
Ter boa caligrafia.
c. Pontuação
Respostas
que se refiram ao uso correto e apropriado dos sinais de pontuação
Não darmos erros de sinais de pontuação;
Pôr travessões nas histórias.
d. Coerência e
Coesão Textual
Respostas
dirigidas à clareza do significado da escrita
Fazer um texto que faça sentido;
Aspetos
Emocionais-Motivacionais
Aspetos que se refiram aos
sentimentos pessoais face à escrita
a. Reação
Afetiva
Respostas
que comentam as emoções pessoais no ato da escrita
a.1.
Positiva
Respostas
que fazem uma avaliação qualitativa positiva da escrita
Fixe;
Importante.
a.2.
Negativa
Respostas
que fazem uma avaliação qualitativa negativa da escrita
Porque não gosto;
Não porque eu não gosto de escrever, é aborrecido completamente.
b. Perceção de
Dificuldade
Respostas
que fazem referência à dificuldade ou facilidade do ato da escrita
b.1.
Facilidade
Respostas
que comunicam a facilidade da escrita
Para mim escrever é muito fácil;
Muito fácil.
b.2.
Dificuldade
Respostas
que comunicam a dificuldade da escrita
É difícil;
Um bocado difícil.
c. Perceção de
Esforço
Respostas
que façam menção ao empenho e ao esforço no processo de escrita
Para mim escrever bem é dar o nosso melhor quando escrevemos;
Esforçar-se para
escrever”.
Dissertação:
https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/41636/1/ulfpie055253_tm_tese.pdf
Projeto
CriaTivo:
https://www.facebook.com/ProjetoEscritaCriaTivo
Comentários
Enviar um comentário