O Sapo no Fundo do Poço : Parte 1 - Escrever Bem é…

O Projeto Criativo consiste na promoção do desenvolvimento de competências autorregulatórias na escrita, dando uso a atividades de escrita criativa e trabalho colaborativo em sala de aula com o professor; simultaneamente contribuindo para o desenvolvimento das competências de escrita dos alunos e o desenvolvimento profissional  de professores do 1º ciclo do Ensino Básico.


No âmbito deste projeto foi desenvolvida a dissertação “O Sapo no Fundo do Poço: Perceções face à escrita de alunos do 1º ciclo” centrada na análise das perceções dos alunos face à escrita, antes e depois da intervenção de cariz autorregulatória.

Questão de investigação

De que forma alunos do 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico reportam as perceções face à escrita, antes e depois de uma intervenção focada  na promoção de estratégias de autorregulação na escrita ?

Os alunos responderam a um inventário Pré e Pós teste que lhes apresentava a pergunta de resposta aberta “Escrever bem é…”.

A partir das respostas obtidas de 31 turmas  [7 escolas inseridas no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária; 1 turma bilingue (Língua Gestual Portuguesa)], foi possível categorizá-las criando assim um quadro de perceções face à escrita com as seguintes categorias.


Mapa das Perceções


Definição Operacional das Categorias

 

Criatividade

Respostas direcionadas para a competência de criar ou trabalhar ideias originais.

É ter imaginação;

Fazer o texto com criatividade.

 

Aspetos Processuais

Aspetos referentes aos processos da composição escrita.

                     

                    a. Planeamento

Respostas que se refiram à necessidade de ponderar previamente o ato da escrita

(…) e usar o QOQOC;

Saber planear.

                     

                    b. Monitorização

Respostas que mencionem pensamento e questionamento durante o ato da escrita

Escrever com calma;

Escrever a pensar ao mesmo tempo.

                     

                    c. Revisão

Respostas ligadas ao ato de análise do texto após o ter terminado como forma de melhoramento

Reler;

Rever o texto.

 

Aspetos Funcionais

Aspetos que se refiram à escrita como ferramenta para atingir um determinado objetivo.

                     

                    a. Expressão/Comunicação

Respostas que se foquem na escrita como meio de expressão pessoal

Escrever bem é expressar as emoções;       

Para que tudo se perceba.

                     

                    b. Aprendizagem/Evolução

Respostas que percecionem a escrita como uma ferramenta para a evolução na aprendizagem da própria escrita e/ou de outros conteúdos

Se não soubermos escrever não aprendemos;

Estudar, aprender as palavras, aprender as letras.

                     

                    c. Desempenho Escolar

Respostas que associem a escrita a resultados académicos

Conseguir ter boas notas;

É ser um bom aluno.

 

Aspetos Mecânicos

Aspetos relacionados com características formais da escrita 64

 

a. Ortografia

Respostas relativas a ter as palavras corretamente escritas

Fazer as palavras bem;

Não dar erros.

                    b. Caligrafia

Respostas que se refiram ao grafismo como fator relevante da escrita

Ter uma boa letra que se perceba;

Ter boa caligrafia.

                     

                    c. Pontuação

Respostas que se refiram ao uso correto e apropriado dos sinais de pontuação

Não darmos erros de sinais de pontuação;

Pôr travessões nas histórias.

                     

                    d. Coerência e Coesão Textual

Respostas dirigidas à clareza do significado da escrita

Fazer um texto que faça sentido;

 

Aspetos Emocionais-Motivacionais

Aspetos que se refiram aos sentimentos pessoais face à escrita

                     

                    a. Reação Afetiva

Respostas que comentam as emoções pessoais no ato da escrita

 

a.1. Positiva

Respostas que fazem uma avaliação qualitativa positiva da escrita

Fixe;

Importante.

 

a.2. Negativa

Respostas que fazem uma avaliação qualitativa negativa da escrita

Porque não gosto;

Não porque eu não gosto de escrever, é aborrecido completamente.

 

                    b. Perceção de Dificuldade

Respostas que fazem referência à dificuldade ou facilidade do ato da escrita

b.1. Facilidade

Respostas que comunicam a facilidade da escrita

Para mim escrever é muito fácil;

Muito fácil.

b.2. Dificuldade

Respostas que comunicam a dificuldade da escrita

É difícil;

Um bocado difícil.

 

                    c. Perceção de Esforço

Respostas que façam menção ao empenho e ao esforço no processo de escrita

Para mim escrever bem é dar o nosso melhor quando escrevemos;

Esforçar-se para escrever”.

 

Dissertação:

https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/41636/1/ulfpie055253_tm_tese.pdf

Projeto CriaTivo:

https://www.facebook.com/ProjetoEscritaCriaTivo


Comentários

POPULARES

AUTOESTIMA - entender, estimular, evoluir (Curso Prático - 2.ª Edição)

NOVA Semana dos Materiais IDEA (último dia): Desafio com cartas "Bolota" e "Pequenos, Grandes Escritores" ("O Tarot")

Pode um número ser PERFEITO...?

Devem os Super Heróis ser perfeitos?

O NOSSO TESOURO - VIDEO sobre uma experiência de recolha do património cultural com os alunos de Almada

CURSO - AUTOESTIMA - entender, estimular, evoluir

BROTÉRIA - Revista de Sciencias Naturaes

Quinzena dos Materiais IDEA: III Desafio com o baralho "Bolota"

CONHECE-TE, ACEITA-TE, SUPERA-TE

IDEA's para Pais: Nova sessão (em Março)!