NORMAL OU NOVO...? QUE ESCOLA QUEREMOS SER...?

Este mês propomos uma reflexão sobre NORMAL e NOVO. 

Já sabemos que a resposta é: vamos ter um NOVO NORMAL.  

E que isso nos tende a dar segurança, porque sendo NOVO (tanto receamos o que é novo...) pelo menos é NORMAL. E o que é normal parece sempre mais seguro, fiável, familiar e bom. Pode até ser NOVO, mas de preferência que seja NORMAL. E assim estamos. Vamos ter um NOVO NORMAL. 

Este mês, no Projeto IDEA, entre férias e feriado, como nada de tão simples nos satisfaz, resolvemos pensar. E ao terminar o mês, na aurora de novo ano, vamos incentivar todos a vir debater connosco.

O que será NORMAL que aconteça no próximo ano? Que expetativas temos... o que é previsível num quadro de imprevisibilidade? O que podemos (e devemos) antecipar...? O que podemos aprender com as experiências e propostas internacionais? Como nos podemos (e devemos) preparar? Como professores, como alunos, como pais? Como País...?

Estamos física e psicologicamente a cuidar de nós? A reunir armas e bagagens para a longa jornada que aí vem?

E o que podemos aprender com tudo isto...? Que oportunidades se abrem perante tamanhas dificuldades? O que já sabemos? O que podemos propor de NOVO...? O que é que no dia a dia da escola nos pode permitir lidar e encaixar tudo o que não conseguimos antecipar...? Como vamos lidar com as diferenças, as dificuldades, os sucessos e os insucessos? Vamos continuar a classificar, diagnosticar, reportar e dramatizar como sempre fizemos...? Vamos pensar apenas em recuperar o tempo perdido...? Recuperar três meses em três semanas...? Recuperar quem, como e o quê...?

Diferenciação Pedagógica, Monitorização, Trabalho de Projeto, Envolvimento Parental... Coisas novas que é tempo de normalizar. Normas e legislação já temos. Nada de NOVO. Falta apenas que seja NORMAL. 

Como fazer de tudo isto PONTE para uma NOVA ERA NA EDUCAÇÃO (NEE)...?

Comentários

POPULARES

EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2018) - Disponível online

NOVA Semana dos Materiais IDEA (último dia): Desafio com cartas "Bolota" e "Pequenos, Grandes Escritores" ("O Tarot")

NOVA Semana dos Materiais IDEA: Desafio com cartas "Natura" ("Gerador de Animais Míticos")

Repensar a Escola de Ontem, de Hoje e de Amanhã (quem sabe...)

CURSO - AUTOESTIMA - entender, estimular, evoluir

Materiais IDEA: Atividade com o baralho de cartas "Tangram"

Materiais IDEA: II Atividade com o baralho de cartas "Tangram"

Read On

V ENCONTRO IDEA